Governo vai construir uma nova casa nas Queimadas

Susy Lobato

Depois de recuperar a casa principal do Parque Florestal das Queimadas, o Governo Regional vai agora avançar com um novo investimento no local. Trata-se de uma nova casa que será construída e que ficará disponível para a população.

O anúncio acaba de ser feito por Miguel Albuquerque, neste concelho, à margem da inauguração do Posto Florestal do Pico das Pedras, que acaba de ser reabilitado.

"Recuperamos a casa principal das Queimadas, como espaço etnográfico, e vamos fazer um investimento numa nova casa para termos mais uma oferta à população", disse o presidente do Governo, lembrando que uma das casas que tem tido maior sucesso é a da Rocha do Navio, precisamente no concelho de Santana.

Albuquerque transmitiu ainda que a Casa de Abrigo do Pico Ruivo será recuperada. "Será um local onde os caminhantes poderão se abastecer e descansar", explicou.

Já sobre as obras no Posto Florestal do Pico das Pedras, que custaram cerca de 80 mil euros, o chefe do Executivo madeirense referiu que este é já o segundo posto totalmente renovado. Depois do posto florestal do Porto Santo e do Pico das Pedras, outros três ficarão concluídos até setembro.

No total, serão recuperados 12 postos florestais e seis torres de vigilância de incêndios. "A ideia é dotar o nosso corpo florestal de boas condições de conforto e de operacionalidade para o cumprimento da respetiva missão", explicou Miguel Albuquerque, adiandanto que o investimento total, que equivale a quase 1,7 milhões de euros, "é fundamental para melhorar o desempenho deste corpo de guardas florestais".