Semana marcada por 61 acidentes de viação na Região

JM

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira informou nesta sexta-feira que, relativamente à sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre 27 de julho e 2 de agosto de 2018, ocorreram um total de 61 acidentes de viação na Região, distribuídos pelos seguintes concelhos: Funchal (26), Câmara de Lobos (3), Ribeira Brava (3), Ponta do Sol (4), Calheta (5), Porto Moniz (4), Santana (1), Machico (4), Santa Cruz (9) e Porto Santo (1).

O número de sinistros resultou num total de 25 feridos ligeiros (11 no Funchal, 3 em Câmara de Lobos, 2 na Calheta, 1 em São Vicente, 3 em Machico, 4 em Santa Cruz e 1 no Porto Santo) e, de acordo com a PSP, as tipologias dos referidos acidentes de viação foram: colisão (45), despiste (13), atropelamentos (1), e outros (2).

Durante o referido hiato temporal, desenvolvemos uma série de operações de fiscalização rodoviária, que resultaram na materialização de 13 detenções por condução sob o efeito do álcool (1 no Funchal, 3 em Câmara de Lobos) e 2 detenções por condução sem habilitação legal na Ponta do Sol e na Calheta.

Neste fim-de-semana marcado pelo desporto automóvel na RAM, o Comando Regional da PSP Madeira aconselha prudência na condução evitando o cometimento de excessos relativamente à velocidade, às manobras perigosas e ao consumo do álcool.

"Os verdadeiros pilotos são aqueles que participam no Rali Vinho Madeira, em troço fechado com condições de segurança para o efeito. A vida não é uma competição desportiva. Se vai assistir ao Rali faça-o com responsabilidade e em segurança, tendo em atenção os horários de encerramento das vias, estacionando em local autorizado para o efeito, respeitando os conselhos dos Comissários de Estrada, dos membros da organização e da PSP relativamente à permanência em áreas perigosas, saídas de emergência ou escapatórias, valetas, mantendo uma vigilância constante à passagem das viaturas", aconselha a polícia.

Em caso de emergência ou de acidente, a PSP pede que seja marcado de imediato o número 112 e que se aguarde até à chegada dos meios de socorro em condições de segurança. "Jamais se coloque no meio da estrada nos troços desta prova desportiva".