Governo Regional "satisfeito" com ordenação de Tolentino Mendonça
O Governo Regional da Madeira manifestou, há instantes, a sua "satisfação" pela ordenação episcopal do sacerdote madeirense Tolentino Mendonça, que decorreu hoje no Mosteiro dos Jerónimos.
O padre madeirense foi nomeado, no passado dia 26 de junho, pelo Papa Francisco, para o cargo de arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, missão para o qual lhe foi atribuída a dignidade de arcebispo.
Uma nomeação relevada, na altura, pelo Governo Regional, que fez questão de se associar ao sentimento generalizado de satisfação, por parte dos madeirenses, que se habituaram, há muito, a reconhecer a superior capacidade intelectual do padre, poeta e humanista, como recorda uma nota enviada pelo Gabinete da Presidência do Executivo regional.
O até há pouco vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa tomou hoje posse, simbolicamente, da arquidiocese de Suava, no Norte de África. Uma ordenação como arcebispo ocorrida precisamente 28 anos (em 1990) depois de ter sido ordenado sacerdote.
Poeta e teólogo, Tolentino de Mendonça, vai ser, a partir de 1 de setembro, responsável pela Biblioteca do Vaticano, onde se integram os famosos arquivos secretos da Igreja. É o primeiro português a receber a honraria.
O padre e poeta madeirense orientou este ano o retiro de Quaresma do Papa Francisco e seus mais diretos colaboradores, entre 18 e 23 de fevereiro em Ariccia, localidade nos arredores de Roma. Doutorado em Teologia Bíblica, foi condecorado por Cavaco Silva com o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada.
"Ao arcebispo Dom Tolentino Mendonça, ao grande humanista e homem da Igreja, o Governo Regional endereça os mais sinceros parabéns, manifestando a sua convicção de que a nova Missão será, na linha do que nos habituou, bem conseguida", vincou o Governo Regional.
RELACIONADOS