PS acusa Albuquerque de "faltar à verdade"

O líder do grupo parlamentar do Partido Socialista-Madeira considerou, hoje, que o presidente do Governo Regional "falta à verdade" ao dizer, em entrevista ao JM, que "prometeu e cumpriu", quando, na verdade, "há muitas promessas que não foram cumpridas", garante.

Após uma visita ao Parque Empresarial da Calheta, inserida nas Jornadas Parlamentares socialistas, Victor Freitas referiu que, depois de o grupo oarlamentar ter percorrido a Região, falado com presidentes de câmara, com empresários e com instituições sociais e após ter ouvido, através da comunicação social, o chefe do Executivo madeirense a dizer que prometeu e cumpriu, "chegámos à conclusão que o senhor presidente do Governo não leu o Programa de Governo que ele próprio apresentou na Assembleia", acrescentando que Miguel Albuquerque "falta à verdade".

"Se nós percorrermos todas as áreas da governação, vamos encontrar muitas falhas e muitas matérias que não foram resolvidas, nomeadamente na área da Saúde, que é a mais preocupante", disse o deputado.

Victor Freitas deu conta que "há muitas medidas que não foram implementadas", como o cheque cirurgia, a diminuição de listas de espera e a transparência do Serviço Regional de Saúde, para as pessoas saberem em que posição estão quando estão numa lista para consultas ou para cirurgias.

"Este é o exemplo da Saúde, mas, se formos às outras Secretarias, vamos encontrar uma série de problemas que foram identificados, com propostas para serem resolvidos e que, até ao momento, não foram resolvidos", reforçou.

O líder parlamentar do PS lembrou que falta um ano para as eleições regionais e que, como tal, "o senhor presidente do Governo ainda vai a tempo de ler o seu Programa de Governo e tomar as medidas que tem de tomar para resolver os problemas".

"Não pode é – e nos últimos meses temos sentido isso – tentar encontrar falsos inimigos externos à Região, uma invenção da sua cabeça para criar o foco no conflito institucional e esconder aquela que é a realidade", denunciou Victor Freitas, frisando que o dia a dia dos madeirenses "não se compadece desta "propaganda sistemática, na lógica do confronto com o Governo da República, por um lado, e, por outro lado, tentar esconder aquilo que tem sido a má governação do PSD".

Nesta ordem de ideias, Victor Freitas adiantou que, a partir de setembro, o PS vai tomar medidas e apresentar propostas para confrontar o próprio PSD com aquilo que tem sido a sua insuficiência na governação.

Quanto à iniciativa desta manhã, os deputados do PS visitaram uma estufa agrícola, a qual consideraram ser um exemplo "extremamente positivo", porque, além da produção de bens para a Região, ajuda a criar postos de trabalho naquele concelho.

Victor Freitas sublinhou que a aposta na agricultura para garantir a auto-suficiência da Madeira, ou parte dela, é "de louvar". "É importante para a nossa terra a modernização da nossa agricultura e deixa-nos boas perspetivas para o futuro que investimentos desta natureza vão surgindo e que a Região continue numa lógica de ter mais sustentabilidade em termos de produtos agrícolas", disse ainda.