'Mais Verão sem drogas' sensibiliza população na Semana Gastronómica de Machico

No âmbito da campanha 'Mais Verão sem drogas', promovida pela Secretaria Regional da Saúde, o IASAÚDE, através da UCAD, a PSP, os estudantes da Escola Superior de Enfermagem São José Cluny e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), voluntários e estudantes realizaram mais uma ação, desta vez na Semana Gastronómica de Machico.

Numa primeira fase, a PSP sensibilizou os comerciantes para a necessidade de cumprir a lei do álcool, enfatizando a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, complementando com um folheto informativo. Além disso, todos os empresários aderiram a esta campanha colocando um selo de estabelecimento aderente nos seus espaços comerciais.

Num segundo momento, decorreu o projeto #Vibes4u No Drugs, promovido pela Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny (ESESJC). Trata-se de uma iniciativa de promoção da saúde, de minimização de riscos e de redução de danos associados ao consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas em contextos recreativos noturnos.

A intervenção é realizada por jovens voluntários, estudantes de enfermagem, que sensibilizam o público, sobretudo adolescentes e jovens adultos, sobre as consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

É de salientar ainda que as pessoas são convidadas a experimentar o alcoolímetro, com a colaboração de agentes da PSP.

De acordo com a UCAD, "esta circunstância revela-se importante uma vez que, no caso de haver consumo de bebidas alcoólicas, as pessoas têm a noção do seu grau de alcoolémia e as suas implicações quer para o seu organismo, quer no caso de quererem conduzir".

Por último, decorreu uma operação de fiscalização, com o intuito de premiar com brindes os condutores 100% cool, que são aqueles que têm 0.0% de taxa de alcoolémia.

Este projeto é da responsabilidade da ANEBE e pretende premiar os condutores sem álcool, por forma a promover uma condução segura.

"Um facto a destacar: todos os condutores fiscalizados tinham níveis de alcoolémia dentro dos limites legais exigidos para conduzir2, notou a UCAD numa nota.

A campanha segue hoje na Semana do Mar no Porto Moniz. Um conjunto de outras iniciativas tem vindo a ser realizado em diversos concelhos da Região e continuará ao longo de 2018.

Para aceder a mais informações sobre o projeto #vibes4U NoDrugs basta aceder à sua página no facebook, no link https://www.facebook.com/Vibes4UNoDrugs/.