Delegação da Madeira da FPCCSIDA realizou ações de sensibilização junto de idosos

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa 'A Comunidade Contra a SIDA' (FPCCSIDA), através da parceira com a Garouta do Calhau (Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal), realizou sessões de esclarecimento para sensibilizar a população idosa para a prevenção da infeção por VIH/SIDA.

Estas sessões decorreram nos dias 19 e 26 de junho e 10, 12, 17 e 24 de julho, nos centros comunitários da Várzea, Quinta Falcão, Romeiras, Viveiros, Santo Amaro, e Murteiras, respectivamente contando com a presença de cerca de 130 idosos do concelho do Funchal.

Durante esta iniciativa, inserida no Projeto "Prevenção não tem idade", os membros da associação abordaram assuntos sobre a velhice, a sexualidade na terceira idade e alertaram ainda a população alvo para as razões do risco de infeção por VIH/SIDA na sua faixa etária.

De acordo com a fundação, os idosos demonstraram interesse, participação e escuta ativa, estando envolvidos pela temática.

A FPCCSIDA relembra ainda que a infeção por VIH "não discrimina ninguém pela sua etnia, idade ou estatuto social pelo que a prevenção é da responsabilidade de todos".