Limpeza de terrenos no Curral dos Romeiros envolve população local

Tânia R. Nascimento

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, visitou esta manhã a intervenção que está a ser realizada num terreno de dois hectares, no Curral do Romeiros, com a particularidade de os trabalhos envolverem, também, os moradores.

De acordo com Susana Prada, esta intervenção pretende reduzir a proliferação de espécies invasoras e, por conseguinte, a redução da carga de combustíveis nos espaços florestais, em particular nas áreas adjacentes a zonas habitacionais.

Depois de um encontro com a população, há cerca de um mês e meio, a mesma "comprometeu-se, após a primeira limpeza, que está a ser realizada pelo Governo, a manter a área limpa e a reflorestá-la, a partir de outubro, com plantas" cedidas pelo Governo Regional, como precisou a governante, adiantando que esta área integra a faixa corta-fogo.

A secretária regional adiantou que, em 2017, o Executivo limpou à volta de 314 hectares e que este ano e no próximo vão ser limpos mais 480 hectares, além "daqueles que possam surgir no âmbito das conversas com as populações locais".