Cruz Vermelha Portuguesa na Madeira realizou perto de 3.800 serviços pré-hospitalares em 2016
A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa na Madeira realizou perto de 3.800 serviços pré-hospitalares em 2016. As ambulâncias da CVP chegaram aos 3.785 serviços, num total de 46,352 quilómetros percorridos pelas viaturas Auto Macas de Socorro (AMS), em toda a Região.
Um dos maiores “picos” dos serviços de piquete ocorreu, naturalmente, em agosto (355 serviços de urgência) de 2016, por altura dos fogos que assolaram a Região e, também, em dezembro (370), um mês onde as solicitações do serviço pré-hospitalar são maiores devido às festividades do natal. Os meses de novembro (270) e de fevereiro (282) foram onde as ambulâncias da CVP realizaram menos serviços.
No total, foram transportados cerca de 3.562 utentes para o Hospital Distrital do Funchal (Dr.º Nélio Mendonça) ou outras unidades clínicas da Região.
Janeiro, outubro e dezembro foram os meses onde os utentes foram mais vezes transportados para as unidades hospitalares ou clínicas da Madeira.
Estes serviços referem-se somente ao piquete de emergência realizados pelas equipas do pré-hospitalar, através da Coluna de Socorro Henry Dunant (CSHD), que tem voluntários especializados na emergência pré-hospitalar formados pela Instituição. A CSHD realiza serviços durante os sete dias da semana, com particular destaque para os fim de semana com os serviços de urgência durante as 24 horas.
Nestes números não estão contabilizados os serviços extras de apoio a eventos desportivos e socioculturais, bem como os serviços solicitados dos transportes de doentes não-urgentes, como são as altas para as residências e transportes de doentes até ao Aeroporto.
Ao todo, a CVP tem 160 voluntários no ativo, tendo toda a sua estrutura estado operacional, por exemplo, nos incêndios de agosto do verão passado, desenvolvendo atividade pré hospitalar, apoio psicossocial e recolha e entrega de donativos, entre outras actividades da protecção civil regional.
RELACIONADOS