Sofia Canha pede explicações ao Governo sobre condições da praia do Paul do Mar

A deputada socialista Sofia Canha pediu, esta terça-feira, explicações ao Governo Regional sobre as condições da praia do Paul do Mar.

"Em 2017, foram gastos 80 mil euros para requalificar o pontão e o calhau da praia da Ribeira das Galinhas, no Paul do Mar. Depois dessa intervenção feita pelo Governo Regional, tanto banhistas como pescadores foram penalizados, uma vez que perderam o varadouro e condições para acederem em segurança ao mar", recorda, em comunicado.

Sofia Canha considerou que "pioraram as condições da praia, quando na verdade deviam ter sido melhoradas", até porque "o número de visitantes é cada vez maior, sobretudo junto ao hotel e nas zonas de bares", acrescentou, defendendo por isso a criação de mais estacionamentos.

Para além da praia da Ribeira das Galinhas, como nota, também a praia junto ao porto do Paul do Mar "carece de melhoramentos", de modo a possibilitar "condições condignas" para os banhistas que nesta época procuram aquele local.

Sofia Canha lamenta que, após um ano de críticas, o Governo Regional só agora decida avançar com os melhoramentos da praia do Paul do Mar, numa altura de intensa procura, depois de "ter 'jogado' 80 mil euros ao mar".

Para além destas questões, a socialista alerta também para outra situação no porto do Paul, nomeadamente na zona de praia, em que o enrocamento "está a desfazer-se e a precisar de uma intervenção por parte das entidades públicas".

"O guincho, que os pescadores precisam para vararem os seus barcos, no porto, precisa de ser reposto, também", acrescenta.

A parlamentar aponta ainda o facto de escoarem diretamente para aquela zona de praia águas residuais (águas sujas e lixiviantes) e pluviais da zona habitacional circundante.

Neste âmbito, Sofia Canha diz que "não se entende como não se fez uma correção destas situações" e pede maior atenção por parte do Governo Regional.