Rita Andrade recomenda desempregados a ‘aproveitarem’ novas unidades hoteleiras

Cláudia Ornelas

A secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rita Andrade, esteve presente na entrega de certificados de encerramento do Curso de Secretariado que teve hoje lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Um curso cuja iniciativa resultou de uma parceria entre o Instituto de Emprego da Madeira e a Associação de Comércio e Indústria do Funchal.

Na ocasião, Rita Andrade afirmou que apesar de a taxa de desemprego ter decrescido, ainda há muita gente que se encontra sem trabalho, havendo também empresas que continuam a dizer que têm muita dificuldade em contratar.

A secretária recomendou aos desempregados que aproveitem as oportunidades e ressaltou que há um “conjunto de estruturas hoteleiras que vêm dar um sangue novo a esta Região”.

Ainda sobre o desemprego, sublinhou que as políticas de combate a esta problemática têm de ser dinâmicas, pois a realidade de ontem não é a mesma de hoje.

De acordo com a governante, “há muitas pessoas que estão em situação de desemprego e que acham que não têm mais nada para aprender”. Sobre essas, disse que “dificilmente” vão entrar num mercado de trabalho que está em crescimento constante em termos de exigência e dinâmica.

“O conhecimento não ocupa lugar”, foi outras das frases dita por Rita Andrade, que complementou que “investirmos em nós próprios ao longo da vida é uma riqueza que por vezes as pessoas não valorizam da forma que deviam valorizar”.

Por último, aconselhou aos que procuram emprego que vão atualizando as suas qualificações no Instituto de Emprego da Madeira.

O Governo Regional pretende, até 2019, fazer chegar este tipo de formações, de custo zero para os formandos, a cerca de 2.500 pessoas desempregadas. Para o efeito, conta com um total de 20 entidades formadoras em diversas áreas, espalhadas por toda a Região.