Jorge Carvalho diz que a Matemática tem vindo a cativar de modo crescente os alunos

Lúcia M. Silva

A abertura do encontro regional "MadeiraMat2018" realizou-se hoje na Escola Secundária de Francisco Franco, dando particular importância às tecnologias em contexto de sala de aula e à flexibilidade curricular.

A presidir o encontro, promovido pelo núcleo regional da Associação de Professores de Matemática (APM) e destinado aos docentes dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. esteve, esta manhã, o secretário regional de Educação, que, na ocasião, aproveitou para revelar que "a Matemática deixou de ser aquele estigma social que era e vem cativando crescentemente os alunos, muito na sequência do trabalho e empenho dos professores da disciplina”, lembrando os vários projetos que a tutela tem neste âmbito.

“A Secretaria Regional de Educação tem um conjunto de projetos que procuram contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos na disciplina de Matemática, nomeadamente o projeto Agente X e o projeto da programação e robótica no 1º ciclo”, disse Jorge Carvalho, salientando que "as novas tecnologias e a implementação da autonomia e flexibilidade curricular, por incentivarem novas abordagens do ponto de vista pedagógico, ajudam a que os desafios do processo de ensino-aprendizagem da Matemática sejam vistos como oportunidades”.

“Estes espaços de reflexão e partilha são cada vez mais pertinentes, uma vez que a geração que hoje frequenta a escola, já nascida neste século, tem um percurso educativo completamente diferente dos anteriores”, destacou ainda o governante, salientando que, nessa medida, felicitamos a Associação de Professores de Matemática pela promoção deste evento, que antecipamos frutuoso para os participantes e, consequentemente, para os estudantes da Região”.

“Precisamente por essa razão, a SRE está sempre disponível a projetos inovadores, que procurem melhorar os níveis de sucesso dos nossos alunos”, garantiu o governante.