Encontro regional de professores de Matemática a 12 e 13 de julho

A Associação de Professores de Matemática (APM), através do seu Núcleo Regional, realiza esta semana um encontro regional de professores de Matemática, envolvendo professores de todos os níveis de ensino (desde o primeiro ciclo até ao secundário).

O evento conta com a participação de investigadores da Universidade dos Coimbra, da Universidade da Madeira e da Universidade do Porto, além de professores de cada um dos ciclos anteriormente referidos.

O encontro realizar-se-á na Escola Secundária de Francisco Franco, nos dias 12 e 13 de julho, e a sua abertura contará com a presença do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, da vice-reitora da Universidade da Madeira, professora Elsa Fernandes, do vereador João Pedro Vieira, responsável pelo pelouro da Juventude na Câmara Municipal do Funchal, e do presidente do Conselho Executivo da escola anfitriã, António Pires.

Os trabalhos a realizar nesses dias envolvem sessões práticas, palestras e uma mesa redonda, cujo título é "Novas Metas e Flexibilidade - que futuro?", que pretende analisar, sob diversos pontos de vista, as alterações que os novos programas de Matemática têm produzido no ensino desta disciplina e a relação destes com a flexibilidade curricular.

Na tarde do dia 11, pelas 14h30, e a preceder este encontro, o estabelecimento de ensino receberá o professor Jaime Carvalho e Silva, professor da Universidade de Coimbra e coordenador do grupo de trabalho para análise dos programas dos ensinos básico e secundário, numa reunião que terá como objetivo principal conhecer as dificuldades sentidas pelos professores da Região, dos diversos ciclos, na aplicação dos atuais programas e recolher sugestões que possam vir a ser contempladas nas recomendações que vierem a ser produzidas.

Jaime Carvalho e Silva será um dos oradores no Encontro MadeiraMat2018.

Na manhã do dia 11 (às 10 horas) o professor José Paulo Viana, co-autor da secção Desafios, no PÚBLICO, e autor de vários livros de divulgação matemática, estará na Escola Secundária de Francisco Franco para uma conferência destinada a alunos.

José Paulo Viana será também um dos oradores no Encontro MadeiraMat2018.

Ainda nesse dia abre, na Escola Secundária de Francisco Franco, a exposição "Jogos do Mundo", composta por 30 jogos de tabuleiro que, há séculos ou mesmo milénios, vêm fascinando os mais diversos povos e culturas em todos os continentes. Uma exposição a não perder.

A entrada é livre nos dias 11, 12 e 13 de julho