Liliana Rodrigues em Lisboa com a Comissão do Desenvolvimento Regional

Entre amanhã e sexta-feira, uma delegação de eurodeputados socialistas, membros da Comissão do Desenvolvimento Regional (REGI), vai estar em Lisboa para verificar como têm sido aplicados os fundos europeus.

A sugestão partiu da eurodeputada Liliana Rodrigues, sendo que esta será a quinta vez que a parlamentar madeirense traz a Portugal uma delegação do Parlamento Europeu.

Em Lisboa, os eurodeputados têm previsto um encontro com Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, refere comunicado da eurodeputada.

“Do programa da visita, destacam-se ainda as deslocações à Fundação Champalimaud, aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e à ETAR de Alcântara, esta última com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins”, prossegue.

Liliana Rodrigues destaca a relevância destas visitas referindo a importância que tem para a União esta avaliação e espera que “a presença dos eurodeputados em Lisboa possa influenciar positivamente as negociações para o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia”, numa altura em que foram anunciados cortes na Política de Coesão.

Salienta ainda que, no final do mês de maio, a Comissão Europeia anunciou um corte de 9,9% nos fundos estruturais e de coesão da UE. Segundo o quadro avançado pela equipa liderada por Jean-Claude Juncker, Portugal irá receber cerca de 21,2 mil milhões de euros entre 2021-2027.

“Este valor representa para o país um corte de 7% em comparação com o quadro comunitário atual”, conclui.