JPP quer debate potestativo sobre operação portuária na Madeira

Carla Ribeiro

O JPP (Juntos Pelo Povo) quer um debate potestativo na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) sobre o sistema portuário. Para tal, o seu grupo parlamentar já entregou uma proposta que vai nesse sentido.

Um assunto de "extrema importância" para a economia da Madeira, conforme sublinhou, esta manhã, em conferência de imprensa, o deputado Élvio Sousa. Num encontro com os jornalistas na sala de imprensa da ALRAM, aquele parlamentar do JPP referiu que o debate tem por objetivo a discussão da operação portuária e "a respetiva reorganização prometida pelo Governo PSD, ainda não cumprida".

Élvio Sousa quer que, no debate, se fale do modelo atual, do papel da administração portuária e do estado da conservação das infraestruturas. Entretanto, o JPP considera ser ponto assente que o preço ao nível das taxas portuárias possa ser reduzido, comparativamente aos portos do Continente. O deputado afirma que há margem para reduzir os custos da fatura portuária aos clientes e até desafia a ACIF- 15 anos depois de aquela defender a redução dos preços da fatura aeroportuária- a dizer se ainda defende aquela tese, assim como a concessão e exploração dos portos.