Casa da Cultura do Porto Moniz chumbada

A criação da Casa da Cultura do Porto Moniz que serviria simultaneamente para preservar e recuperar as tradições daquele concelho, proposta pela vereação do PSD em reunião de Câmara foi chumbada hoje pelo executivo municipal socialista.

O projeto, explicou o vereador Rui Nelson, tinha três grandes objetivos. Por um lado recuperar a cultura e as tradições do concelho que estão a desaparecer a um ritmo acelerado, devido ao envelhecimento da população. Por outro alavancar a economia local com a criação de um polo de atração turístico. E finalmente dignificar o conhecimento e o saber dos mais idosos, pois seriam eles a alma deste centro cultural.

"O Porto Moniz tinha excelentes tapeçarias, tinha a plantação do linho, tinha os lagares, a vinha, a pesca tradicional, a gastronomia, tradições que se foram perdendo ao longo do tempo, devido ao ritmo acelerado do desaparecimento desta geração mais velha", alertou Rui Nelson.

É urgente, por isso recuperar e preservar "a linguagem comum do povo, a cultura e as tradições" daquele concelho. Uma autenticidade que, no entender de Rui Nelson, deveria estar ao serviço dos residentes e dos visitantes.

"A Casa da Cultura do Porto Moniz seria um polo de atração turística e uma alavanca para a sustentabilidade económica do nosso concelho", disse o vereador do PSD, sublinhando o papel fundamental dos mais idosos neste projeto.

Os idosos seriam "a alma da Casa da Cultura", pois seriam eles a "transmitir os seus conhecimentos e os seus saberes" às gerações mais jovens. Esta seria, também, uma forma de valorizar as gerações mais velhas.

"O apoio ao idoso não é só apoiar na compra dos remédios. Os idosos querem participar, querem transmitir os seus conhecimentos, querem sentir-se úteis". E isso seria possível se o executivo da Câmara Municipal do Porto Moniz "adquirisse, reabilitasse e transformasse uma das casas mais emblemáticas da Vila do Porto Moniz, situada em frente ao edifício da autarquia, numa Casa da Cultura". Um projeto que "infelizmente o PS chumbou", lamentou Rui Nelson.