Governo Regional atribui 345 mil euros para o Rali Vinho da Madeira

JM

O Governo Regional, reunido esta quinta-feira em plenário, decidiu autorizar a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação com o Clube Sports Madeira, tendo em vista a realização do Rali Vinho Madeira 2018”, no valor de 345 mil euros.

De acordo com o vice-presidente do Governo Regional, este apoio "tem em conta o facto do 'Rali Vinho da Madeira' ser o maior evento automobilístico sócio desportivo, com caráter anual, que se realiza na Madeira e que o mesmo já acontece há mais de meio século".

Pedro Calado, recordou que, este ano, "o nosso Rali integra o Troféu da Europa de Ralis da Federação Internacional de Automóvel e que um dos seus principais objetivos do evento é o de contribuir para a promoção e divulgação do destino Madeira".

Para além desta deliberação, e tal como o JM tinha já anunciado, o Conselho do Governo, decidiu agraciar 13 personalidades e uma instituição com Insígnias Honoríficas Madeirenses.

Com Insígnias Autonómicas de Valor serão agraciados Maximiano Sousa, conhecido como Max (a título póstumo), José Lino Pestana (a título póstumo), Maria Manuela Aranha da Conceição e Maria Inês Rodrigues dos Santos Guerreiro.

Serão ainda atribuídas seis Insígnias Autonómicas de Distinção: a João António Filipe Pestana (a título póstumo), a Amândio de Sousa, a Maria Francisca Teresa Clode, a Francis John Zino, a José Cardina de Freitas Melim e ainda à Orquestra Clássica da Madeira

O Governo Regional vai ainda agraciar quatro individualidades com Insígnias Autonómicas de Bons Serviços, uma das quais a título póstumo: Rui de Sande Mexia Aires de Campos de Barros Mendes. As outras três personalidades são: Jorge Domingos de Jesus, Maria Martins Gonçalves Góis Ferreira e Maria João Machado de Ornelas Gonçalves Teixeira.

Neste Conselho de Governo foi ainda deliberada a aprovação da missão EMIR no Porto Santo - 2018, que irá decorrer nos períodos de 21 a 24 de junho de 2018 e de 8 de julho a 16 de setembro de 2018. Os encargos decorrentes da missão EMIR no Porto Santo - 2018 estão estimados em 130 mil euros.

Em relação à aprovação de medidas de âmbito cultural, o Governo deliberou ainda a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação cultural com o compositor, artista audiovisual e investigador Rodrigo Barbosa Camacho, tendo em vista a realização do projeto designado “New Maker Ensemble – Sistema 2 Palcos”, bem como, aprovar a celebração de um contrato-programa com a associação Recreio Musical União da Mocidade, cuja comparticipação não deverá exceder os 20 mil euros.

De salientar que a mesma quantia financeira será também atribuída à a Associação Musical e Cultural “Xarabanda”, entidade que também assinará um contrato-programa com o Governo Regional.

Também a Associação de Bandolins da Madeira celebrará um protocolo de cooperação com o Governo tendo em vista a realização do projeto denominado “Festival Internacional de Bandolins 2018”.

Ao nível das decisões de âmbito social, o Governo decidiu autorizar a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, a dar de arrendamento à “Associação Casa do Voluntário” o espaço não habitacional, de que a empresa pública é dona e legítima proprietária.

Neste Conselho de Governo ficou ainda acordado expropriar três parcelas de terreno pelo valor global de 580 mil euros para três obras: construção da ER 101 – Via Expresso Machico/Faial – Acesso ao Túnel do Norte – Beneficiação da E.R. 236”; construção do arruamento para o Madeira Tecnopolo, 3ª fase; construção da Via Rápida Machico/Caniçal – Nó de Machico Norte e troço compreendido entre o Túnel dos Portais e a Rotunda do Caniçal.

Por fim, foi também deliberado louvar publicamente o médico Celso António Rosa de Almeida e Silva, enquanto dirigente desportivo, vice-presidente e presidente da direção da Associação Desportiva da Camacha, ao longo de 40 anos, "onde pautou a sua ação com elevada dedicação e paixão pelo desporto, em particular no futebol".