Região tem este ano mais três Bandeiras Azuis

Lúcia M. Silva

O número de águas balneares com qualidade Boa e Excelente, aumentou de 33, em 2015, para as atuais 46 e o número de praias com Bandeiras Azuis é de 14, mais 3 do que em 2015.

Estes foram os números apresentados esta manhã pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, na abertura da 3ª conferência regional MaRaM.

Na ocasião, a governante destacou, ainda a melhoria da qualidade das praias de Machico, "que passaram de más a boas, devido à determinação deste governo regional e aos investimentos efetuados pela ARM no concelho", como fez questão de afirmar.

Destacando a estratégia de combate à poluição, do Governo Regional, a secretária regional revelou que a qualidade das águas costeiras da Região, "tem vindo a registar melhorias significativas" e que "a implementação da Estratégia MaRaM, Poluição Zero nos Mares da RAM, tem contribuído enormemente para a educação, sensibilização e adoção de boas práticas, que evitam a poluição das águas costeiras".

Numa semana marcada pelas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a questão da poluição do mar foi focada neste encontro, com Susana Prada a lembrar que, de acordo com um relatório divulgado esta terça-feira pelas Nações Unidas, chegam aos oceanos, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, que representam 85% do lixo encontrado nos mares de todo o mundo.

Segundo a governante devem ser tomadas medidas efetivas para controlar este flagelo e que as mesmas passam pela redução do uso do plástico.