ARM tem em curso procedimento público internacional para receção de resíduos florestais
A ARM – Águas e Resíduos da Madeira tem em curso o procedimento público internacional de contratação para a receção de resíduos florestais com vista à sua valorização energética, na Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU) da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra.
Com esta medida, a ARM pretende, por um lado, "manter um incentivo à limpeza ordenada das florestas, e, por outro, assegura-se a valorização energética dos resíduos florestais na Incineradora da Meia Serra".
Segundo a empresa, esta instalação compreende um sistema de combustão com recuperação de energia que, para além de tratar os resíduos através da sua queima, possibilita a produção de energia elétrica que é depois direcionada para a rede de distribuição pública.
O contrato prevê a receção de 30 000 toneladas num prazo de 18 meses.
Recorde-se que a ARM disponibiliza um serviço gratuito de recolha de resíduos sólidos verdes urbanos, provenientes da limpeza dos jardins, de hortas e outros espaços verdes privados, aos seus clientes dos municípios aderentes, a saber, em Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana.
Para tal, o cliente da ARM apenas tem de efetuar o seu pedido através do número verde 800 910 500 (chamada grátis) ou num dos balcões de atendimento da ARM.
No que respeita à receção nas suas instalações, relembra-se que os referidos resíduos verdes podem também ser entregues gratuitamente nas estações da ARM, nomeadamente, na ETZL/ET – Porto Novo, ETZO – Meia Légua (Ribeira Brava), CPRS – Porto Santo e ETRS – Meia Serra.