"Novo Sol" de Saúde vai chegar a toda a Região

Susy Lobato

Pedro Ramos faz balanço "extremamente positivo" do projeto piloto de Unidade de Saúde Familiar implementado no passado mês de setembro na Ponta do Sol.

Segundo Pedro Ramos, com o 'Novo Sol' foi possível, em apenas nove meses, atingir praticamente os 100% na taxa de cobertura da população da Ponta do Sol em médico de família, garantindo um melhor acesso da população à saúde, nomeadamente à promoção da saúde e à prevenção da doença.
"Na Ponta do Sol estamos perante um aumento do número de consultas na área médica e na área da enfermagem, sendo que também triplicamos as visitas domiciliárias", transmitiu Pedro Ramos, no Centro Cultural John dos Passos, à margem da apresentação de resultados deste projeto piloto.
"Este é o pontapé de saída da nova planificação e organização dos cuidados de saúde primários da Região", disse, adiantando que a Secretaria está a fazer um "roteiro" pelos vários centros de saúde, no sentido de avaliar o que se está a passar em todos os 49 centros de saúde da Região e preparar já o ano de 2019.

Pedro Ramos quer replicar o projeto para os vários centros de saúde, pois acredita que assim rapidamente chegaremos aos 100% de cobertura na Região Autónoma da Madeira.