PSD/M destaca potencialidades de espaços florestais da Região

Tânia R. Nascimento

O grupo parlamentar do PSD/Madeira reconheceu hoje o "potencial" económico dos espaços florestais da Região, destacando, neste contexto, o trabalho de valorização e preservação do Governo Regional.

"São inúmeros e diversos os espaços de lazer que são utilizados diariamente não só pelos madeirenses, mas também por turistas. Destes, há áreas que se destacam, levando o nome da Região além-fronteiras, e que são realmente muito valiosas para o tecido económico e para a preservação da natureza", comentou Rómulo Coelho, numa conferência decorrida na Encumeada.

O deputado falava no âmbito das jornadas temáticas sobre Valorização e Utilização dos Espaços Florestais, que está no seu segundo dia.

Na ocasião, o social-democrata lembrou que a Região tem "uma marca própria da sua vegetação e da sua paisagem", e por isso, a mesma "deve ser muito bem preservada e valorizada", permitindo a madeirenses e turistas "desfrutarem" e "voltarem com regularidade".

Rómulo Coelho recordou também que tem havido cada vez mais verbas nos orçamentos regionais para a manutenção destes espaços, onde se desenvolvem atividades como o canyoning e o BTT, mas também a realização dos percursos pedonais recomendados e a utilização dos parques florestais para fins de lazer.

"[O Governo Regional] tem investido na recuperação destas áreas para que sejam cada vez mais nichos potenciadores da economia regional e para também estarem ao dispor de todos aqueles que nos visitam e da população em geral", reconheceu.

Estas jornadas temáticas têm como objetivo precisamente avaliar de que forma é que está a ser feita a maximização do aproveitamento dos bens e serviços associados aos espaços florestais numa lógica de uso sustentável, assim como avaliar a importância histórico-cultural e a beleza natural dos percursos recomendados, aferindo o estado dos trabalhos de recuperação e manutenção dos mesmos.