Aluno do Caniço de 8º ano conquista 1º lugar mundial em Cálculo Mental

O aluno Jorge Emanuel Moreira Correia sagrou-se campeão mundial de Cálculo Mental do seu escalão no Campeonato SuperTmatik. Obteve o primeiro lugar, entre os 31.500 participantes do seu escalão, resolvendo as 15 expressões que lhe foram apresentadas em, aproximado de 43 segundos. No ano letivo 2016-2017 tinha ficado em 17.º lugar, entre 29.230 participantes.

Ainda no mesmo escalão o aluno João Lucas Andrade ficou em 45.º lugar. É de salientar que dos 11 alunos da escola que participaram no campeonato, nesta categoria, cinco ficaram entre os 100 primeiros lugares, entre 182.140 participantes de 2.º e 3.º ciclos, de várias nacionalidades.

Entre 23 e 18 de maio decorreu a final online do campeonato SuperTmatik, no qual a Escola do 2.º e 3.º ciclos do Caniço participou com 11 alunos, do segundo e terceiro ciclos, na competição Calculo Mental. Este concurso é destinado a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas.

Os torneios SUPERTMATIK aliam as componentes didáticas e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de fomentar o interesse pela aprendizagem; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos; reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem; promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

O SUPERTMATIK apresenta um leque variado de categorias que vão desde as línguas, às Ciências Exatas passando pela História, Geografia e Cristianismo, num total de 11 campeonatos, dos quais faz parte o campeonato internacional Calculo Mental. O SuperTmatik — concurso de cálculo mental é um jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da matemática para os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. A final desde concurso online envolveu mais de 268 mil alunos de várias nacionalidades.

Os alunos da escola do 2.º e 3.º ciclos da escola do Caniço são preparados para o referido concurso ao longo do ano letivo Os docentes organizam nas aulas de Matemática, de Apoio ao estudo e no clube de Matemática momentos de jogo, onde os alunos jogam com os baralhos de cartas, entre si, ou online em www.supertmatik.net. É realizado um campeonato interno entre alunos do mesmo ano de escolaridade e os dois alunos vencedores de cada ano, são inscritos na final online.