JM-Edição Impressa: Lei das Finanças Locais 'bloqueia' autarquias - Desporto: Técnico Marco Vasconcelos impulsiona Brasil

'Paga o justo pelo pecador'. A nova lei em matéria de poder local responsabiliza todo o Executivo municipal por decisões de natureza financeira, inclusivamente funcionários que derem meros pareceres.

Miguel Gouveia, vice-presidente da CMF, entende que as alterações podem originar receios na tomada de posições e paralisar autarquias. É este o assunto que faz manchete na edição do JM desta sexta-feira, para ler em pormenor na páginas 8 e 9.

Neste primeiro dia de junho, realce também para o negócio das flores. O rendimento médio anual dos agricultores subiu em flecha. Passou de 10,5 mil euros por ano, em 2000, para mais de 27 mil por ano no final de 2015. Mas o Governo Regional acredita que ainda há margem para crescer.

Avançando para Londres, numa única semana, Albuquerque e Cafôfo dirigem-se à comunidade madeirense na capital do Reino Unido.

Por seu lado, Cláudia Monteiro de Aguiar critica falta de apoio do Estado após os incêndios. Já Rui Abreu acusa Cafôfo e PS/M de "servilismo a Lisboa".

E porque esta sexta-feira é dedicada às crianças, o dia oferece atividades para todos os gostos - conheça-as. Ainda em matéria de lazer, 'Madeira Fashion' ganha dimensão semanal em 2019.

Um jornal, duas capas. No Desporto, o JM destaca que quatro medalhas de ouro e duas de prata escreveram a página mais brilhante da história do badminton brasileiro em Jogos Sul-Americanos. Mérito do técnico madeirense Marco Vansconcelos. Saiba mais pormenores na página 34.

A participação no Desporto Escolar dos alunos da Escola da Torre, de Câmara de Lobos, aproxima-se dos 50%. São 12 os professores encarregues da educação física dos 581 alunos do estabelecimento de ensino.

Na arbitragem, André Sousa venceu a Distinção JM de melhor árbitro da Divisão de Honra, conquista sustentada com os votos de capitãos e treinadores. Em África do Sul, Victor Gomes foi eleito o melhor juiz da Premier Soccer League.

Já no futebol, parece bem encaminhado o negócio que pode libertar o técnico Daniel Ramos do vinculo contratual que tem com o Marítimo. Chaves e Rio Ave são os mais sérios interessados.

Tudo isto e muito mais para ler na edição impressa do JM desta sexta-feira.