Pedro Calado pede para os jovens não desistirem da Madeira

O vice-presidente do Governo Regional quer que os jovens não emigrem a mostrem o seu valor, as suas ideias de negócio.

O desafio foi deixado ao início desta tarde no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo durante a sessão de encerramento da 13ª edição do rs4e, programa de empreendedorismo jovem organizado pela Startup Madeira.

Pedro Calado explicou que através deste projeto, a Região já conseguiu promover ideias e empresas com projeção internacional. Aliás, muitas delas têm se destacado sobretudo na área científica e tecnológica, na criação, por exemplo, de microchips e câmaras usadas na medicina.

“Através destes concursos, estamos a criar um conceito de novos empreendedores”, defendeu o governante que se fez acompanhar do presidente da Câmara Municipal do Porto Santo.

Nesta edição do rs4e, participaram 96 alunos de 10 escolas da Madeira (cinco do ensino secundário e cinco do ensino profissional). Foram dois dias (ontem e hoje) repletos de muitas atividades e da apresentação de 26 ideias de negócios. Houve prémios para os três primeiros do ensino secundário e para os três primeiros do ensino profissional.

O ‘Sport Village’ - um hotel para desportistas - ganhou o primeiro lugar do ensino profissional. O ensino secundário teve como primeiro lugar o ‘Ad Sensor’ (projeto empreendedor que visa mobilizar a viatura sempre que o condutor não esteja em condições de conduzir por causa do excesso de álcool no sangue).

Recorde-se que já passaram pelo rs4e mais de 20 mil alunos.