São Roque do Faial promove Festival da Truta/Rota da Sidra e Encontro de Grupos Culturais entre 23 a 27 de maio

A Casa do Povo de São Roque do Faial organiza, de 23 a 27 de maio de 2018, na freguesia de São Roque do Faial, o VIII Festival da Truta/ Rota da Sidra e o XXV Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.

"A junção da gastronomia ao Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, que há longos anos se realiza na freguesia, será o ingrediente para uma festa grande", diz a organização.

Com este projeto, a instituição está também a promover os produtos típicos de São Roque do Faial, nomeadamente a truta e a sidra, permitindo alavancar a economia local e regional e aumentando, assim, os rendimentos dos agricultores e dos empresários da restauração.

"Com esta atividade estamos a contribuir para a criação de mais uma oferta turística na Região Autónoma da Madeira", sustentou.

A festa irá realizar-se em toda a freguesia e pretende envolver o maior número de pessoas. No sítio do Ribeiro Frio, segundo sítio mais visitado por turistas, a organização vai mostrar um pouco da música tradicional, dar a provar a sidra a todas as pessoas que por ali passarem e realizar uma demonstração de pesca desportiva à truta.

Na Achada do Cedro Gordo, será proporcionada formação aos produtores de sidra, como objetivo sensibilizar os agricultores para a produção de maior quantidade de pêros/maçãs e utilização dos pomares abandonados. A formação estará a cargo da engenheira Regina Pereira, da Direção Regional de Agricultura.

Este ano, a Casa do Povo oferece aos produtores de sidra uma nova forma de embalar e guardar a sidra - os 'bag in box'. "Pretendemos com esta medida que os produtores de sidra mantenham a mesma com maior qualidade, por mais tempo". Haverá, neste contexto, uma prova de sidra com os produtores locais, realizada pela empresa do Sr. Américo Pereira, EnoMania Madeira.

"No centro da freguesia teremos a gastronomia e a animação musical proporcionada pelos grupos culturais do Concelho de Santana, Roni de Melo e Despique Madeirense com os Amigos da Gaita. A boa disposição e as gargalhadas ficaram a cargo do Grupo Humorístico 4Litro", complementa a instituição.

Com a atribuição do galardão Santana Reserva Mundial da Biosfera, pela Unesco, a a Casa do Povo estará também a promover produtos da Biosfera, nomeadamente a truta e a sidra.

"Um agradecimento especial a todos os empresários que responderam afirmativamente ao pedido de colaboração da Casa do Povo, aos restaurantes participantes, aos meios de comunicação social pela divulgação do evento, à Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, à Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, à Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, à Câmara Municipal de Santana pelo apoio logístico, ao INATEL e a todos os grupos culturais que irão atuar na Freguesia de São Roque do Faial. Obrigado a todas as entidades da freguesia pela colaboração, e, a todos os que trabalham para que este evento seja possível", sublinha a organização.