Ministra reitera que segurança de navios portugueses será discutida na Assembleia da República

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reiterou esta segunda-feira que a segurança da navegação dos navios de bandeira portuguesa seria discutida na Assembleia da República, disse o líder parlamentar do PS, Vítor Freitas, reconhecendo que, a acontecer, seria uma mais-valia para o Registo Internacional de Navios da Madeira.

"Sobre os navios de bandeira portuguesa que circulam em zonas extremamente perigosas, não há legislação nacional que regulamente a utilização de guardas armados nesses mesmos navios para autodefesa e a senhora ministra o que nos deu foi a garantia de que, a breve trecho, será enviada para a Assembleia da República legislação a ser discutida e aprovada, garantindo exatamente a presença de guardas armados e isso é, naturalmente, uma mais valia para o Registo Internacional de Navios e a sua atratividade de novos navios", disse o socialista.

O alargamento da plataforma continental para lá das 200 milhas náuticas foi outro dos assuntos levados a Ana Paula Vitorino, que avançou que "os dados técnicos continuam a ser dicustidos" mas que análise "está no bom caminho". "Depois desse processo estar concluído, (...) a Madeira e os Açores passarão a ter outra dimensão aos olhos do País, passando a ser olhados também de outra maneira pela a importância estratégica alcançada", disse Vítor Freitas.

Em cima da mesa este ainda a ligação por ferry entre a Madeira e o continente, com Ana Paula Vitorino a garantir a sua disponibilidade para "cumprir as obrigações do Estado para com a Região", realçou o socialista.