Saiba quais os museus com entrada gratuita na sexta-feira

É assinalado na sexta-feira, o Dia Internacional dos Museus. Para o efeito, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, organizou um programa variado que envolve, para além das entradas gratuitas ao longo do dia, visitas guiadas, oficinas criativas e muitas outras atividades destinadas a vários públicos.

“Uma boa oportunidade para que toda a população, residente e visitante, possa melhor conhecer ou redescobrir os nossos Museus, celebrando a data e contribuindo para a maior valorização e projeção de um património que é único e que deve, por isso mesmo, ser reconhecido por todos”, sublinha a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Para este ano, foi escolhida a temática ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’, proposto pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) envolvendo, a par de outras iniciativas, o lançamento da página institucional no Facebook do Museu da Quinta das Cruzes, uma palestra sobre o tema na Casa-Museu Frederico de Freitas e a integração do Museu Etnográfico da Madeira na rede social Instagram.

Os museus tutelados pelo Governo Regional, terão entradas abertas e um programa de atividades, sendo estes:

CASA-MUSEU FREDERICO DE FREITAS

Entradas gratuitas

Abertura contínua das 10h00 às 21h30 horas

11h00, 12h00, 15h00, 16h30 e 19h30 horas – "Mil e Uma Coleções" – Visitas guiadas à Casa da Calçada (60 minutos).

11h00, 12h00, 15h00, 16h30 e 19h30 horas – "Brilhos e Harmonias" – Visitas guiadas à Casa dos Azulejos (60 minutos).

18h00 horas – "Conexões passadas"– Conversa promovida pela Diretora do Museu, Ana Margarida Araújo Camacho, no âmbito do tema proposto para o Dia Internacional dos Museus 2018.

CASA COLOMBO – MUSEU DO PORTO SANTO

Entradas gratuitas

"Apontamentos da Nossa História" – Num percurso entre a Casa Colombo e o Cais, vão-se contando histórias do passado e projetam-se planos para o futuro.

MUSEU ETNOGRÁFICO DA MADEIRA

Entradas gratuitas.

Visitas guiadas, mediante marcação prévia, através do telefone 291 952598 ou endereço eletrónico: museuetnografico@gmail.com.

"Fogo preso" – Exposição virtual, que será disponibilizada na página oficial do Facebook.

Lançamento do Instagram e criação do hashtag: #museuetnograficodamadeira.

MUSEU QUINTA DAS CRUZES

Entradas gratuitas.

Abertura com horário contínuo, das 10h00 às 17h30 horas.

10h00 horas – Lançamento da página institucional de Facebook do Museu

11h00 – 12h00 horas –"Desconstruindo o objeto" – Visita e atividade lúdico-pedagógica direcionada, a alunos do 3º ciclo de escolaridade. Exploração da importância do objeto enquanto testemunho de uma sociedade, de um movimento artístico ou memória histórica.

15h30 – 16h30 horas – "Um objeto, múltiplas realidades" – Visita temática, guiada, direcionada ao público adulto, para o reconhecimento da linguagem do objeto cultural no âmbito da exposição temporária ou permanente, em diálogo com outros objetos.

(Pré-inscrição por telefone (291 740 670) ou por email (mqc.drc.sretc@gov-madeira.pt).

MUDAS. Museu de Arte Contemporânea

Entradas Gratuitas.

Abertura com horário contínuo, das 10h00 às 18h00 horas.

11h00 horas – Visita orientada a cargo do Serviço Educativo do Museu. (Atividade gratuita, sujeita a inscrição, mínimo seis participantes | T: 291820900 ou pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt).

15h00 horas – Oficina Criativa - Levar a Linha a passear - orientada para crianças entre os 6 e os 14 anos. Tendo por ponto de partida a linha, elemento estrutural da linguagem plástica, os participantes nesta oficina serão desafiados a explorar, de forma criativa, as potencialidades plásticas da linha através do desenho livre.

(Atividade gratuita, sujeita a inscrição, mínimo seis participantes | T: 291820900 ou pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt).

16h00 horas – Visita orientada a cargo do Serviço Educativo do Museu.

(Atividade gratuita, sujeita a inscrição, mínimo seis participantes | T: 291820900 ou pelo e-mail: mudas@madeira.gov.pt).

17h00 horas – Performance de dança contemporânea pelos alunos da Escola de Dança Funchal. Visita coreografada às exposições em cartaz no MUDAS.Museu | Entrada Livre.

(Esta atividade terá transmissão em direto na página do Facebook do Museu).