Piscinas Olímpicas do Funchal recebem encontro escolar de robótica submarina a 18 de maio

O Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada, acolhe, no próximo dia 18 de maio, entre as 9 e as 12 horas, o EDUROVs Madeira 2018. Trata-se de um encontro escolar de robótica submarina educativa, organizado pelo Observatório Oceânico da Madeira (OOM) em colaboração com a Plataforma Oceânica de Canárias (PLOCAN).

Alunos e professores de escolas da Região que participarão neste projeto (Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António, Escola Básica do 2º e 3º Ciclos da Torre, Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, Escola Profissional Francisco Fernandes - IP-RAM, Escola Secundária Francisco franco) vão testar os ROVs por eles construídos (do inglês, Remotely Operated Vehicles, isto é, robôs submarinos telecomandados), e partilhar as suas experiências sobre o trabalho desenvolvido.

O objetivo central do EDUROVs é motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas, através da construção de ROVs de pequena escala, simples mas funcionais.

Os ROVs são equipamentos subaquáticos que permitem o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas. São usados tanto na investigação científica como em operações militares e de segurança bem como em diversas atividades industriais, nomeadamente na exploração petrolífera.