Madeira com a taxa de desemprego mais alta do País no primeiro trimestre do ano

No primeiro trimestre deste ano, a Madeira revelou ser a região do País com a taxa de desemprego mais alta, situando-se nos 9,1%. Atrás vêm os Açores (8,9%), a Área Metropolitana de Lisboa (8,6%) e o Norte (8,1%).

Os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de desemprego em Portugal continua a evoluir de forma positiva, recuando para 7,9% nos primeiros três meses do ano.

Acima da média nacional estão quatro regiões do País: a Região Autónoma da Madeira (9,1%), a Região Autónoma dos Açores (8,9%), a Área Metropolitana de Lisboa (8,6%) e o Norte (8,1%).

Já abaixo da média nacional, situaram-se as taxas de desemprego do Alentejo (7,8%), do Algarve (7,6%) e do Centro (6,3%).

De acordo com o INE, em relação ao trimestre anterior, à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego diminuiu no Alentejo (0,6 p.p.) e no Norte (1,2 p.p.), tendo aumentado nas restantes cinco regiões do país: Região Autónoma dos Açores (0,6 p.p.), Centro e Área Metropolitana de Lisboa (0,4 p.p. em ambas), Algarve (0,3 p.p.) e Região Autónoma da Madeira (0,2 p.p.).

Em relação ao trimestre homólogo, também à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões. Os dois maiores decréscimos ocorreram na Região Autónoma da Madeira (3,4 p.p.) e no Algarve (3,0 p.p.).