Semana da Europa leva artes, palestras e oradores conceituados à Escola de Santo António
Entre os dias 7 e 11 de maio, o Clube Europeu da Escola Básica dos 2º,3º ciclos de Santo António vai dinamizar a Semana da Europa 2018. Este ano o tema, Ano Europeu do Património Cultural, terá um leque vasto de atividades alusivas à Europa e ao Património Cultural, regional, nacional e europeu.
A semana tem início com um desfile das bandeiras e com os hinos da União Europeia. A sessão de abertura vai contar com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho e do presidente do Conselho Executivo da escola. Para o mesmo dia, 7 de maio, está prevista a apresentação de uma curta-metragem realizada pelos alunos; a atuação da Ensemble de Cordofones Madeirenses CEPAM; seguindo-se uma exibição de danças europeias; e a atuação da ‘Tuna D’Elas’.
Já no dia 8 de maio, decorrem duas palestras, uma sobre ‘Os Transportes na Madeira’ e uma outra sobre ‘A União Europeia: do passado ao futuro’;
Para o dia 9 de maio está prevista a atuação da Escola de Dança do Funchal; uma palestra dada pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sobre a ‘Madeira na União Europeia’; uma palestra e exposição sobre o ‘Bordado Madeira: seu impacto na economia e na Cultura da Madeira’; uma peça de teatro dada pelos utentes do Centro de Dia da Paróquia da Graça intitulada ‘Uma Viagem pela Europa’; e a eurodeputada do Parlamento Europeu vai falar sobre a importância da União Europeia.
No dia 10 de maio há um momento de fado, pela voz da aluna Júlia Gomes; o historiador de arte, Francisco Bettencourt, vai palestrar sobre ‘O Nosso Património, A nossa História’; e o presidente da Associação Refúgio da Freira, Anacleto Camacha, falará sobre os ‘Retratos da Nossa Terra’.
No último dia, alguns alunos cantam o hino da escola; seguindo-se os cantares do Espírito Santo, a cargo do padre Óscar Andrade; e o XIII Encontro Regional dos Cantares do Espírito Santo a cargo do bispo do Funchal, António Carrilho, que participa também no encerramento da Semana da Europa, que conta novamente com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.
O conjunto das atividades visam concretizar o projeto apresentado à DGE cujos objetivos são identificar e valorizar o património dos estados membros, herança cultural dos povos da união europeia e sua importância no dinamismo do espaço europeu; sensibilizar para a importância do património cultural enquanto elemento central da diversidade cultural dos cidadãos da União Europeia e alicerce de uma Europa Unida e reconhecer os ideais e os valores do património cultural europeu na dinamização da economia dos estados membros.
De acordo com o estabelecimento, durante o ano letivo, os nossos alunos estiveram envolvidos em atividades pedagógicas, sempre que possível com articulação disciplinar nomeadamente as modalidades artísticas, as TIC entre outras.
As tarefas de pesquisa, visitas de estudo e sessões de informação foram o ponto de partida para divulgar a cultura dos países da União Europeia e da Madeira.
Consequentemente, foram elaborados diferentes tipos de trabalhos: textos, fotografias, maquetas, vídeos e danças. Durante esta semana, o estabelecimento vai contar com a colaboração de vários parceiros com palestras, dança, música e amostras das tradições madeirenses.
RELACIONADOS