Quinta do Barbusano associa-se às comemorações do 20.º aniversário das Grutas de São Vicente

A Quinta do Barbusano volta a associar-se, no próximo dia 8 de maio, à celebração do 20.º aniversário das Grutas de São Vicente, ocasião para a qual reservou parte da sua colheita de 2016 - cerca de 1.500 garrafas de verdelho.

Precisamente em 2016, a Quinta do Barbusano associou-se a esta comemoração, tendo a incumbência de servir aos convidados os vinhos degustados, bem como a todos os que visitaram as grutas no dia 1 de outubro, conforme lembrou em comunicado.

Localizada a 200 metros, em linha reta com as Grutas de São Vicente, a Quinta do Barbusano tem, sobre as mesmas, "uma única e magnífica vista". É "com o intuito de manter e estreitar esta relação" e "eternizar o aniversário e a existência das grutas" - "porque os vinhos devem revelar as características dos locais onde são produzidos" - que a mesma, em parceria com a administração das Grutas de São Vicente, decidiu reservar parte da sua colheita de 2016 e colocá-la a estagiar, submersa dentro das grutas "por um período nunca inferior a seis meses".

"Estamos convictos de que este estágio trará uma valorização organolética a este vinho", disse, perspetivando uma "edição especial" que será numerada e que homenageará e promoverá "a beleza natural do concelho de São Vicente, das suas grutas e das suas gentes, que há muito tempo se dedicam à produção agrícola".

Assim, a Quinta do Barbusano e a Administração das Grutas de São Vicente convidam a população a participar no evento, que se realiza a 8 de maio, às 17 horas, com a presença do secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

As Grutas de São Vicente foram divulgadas pela primeira vez em 1885, pela população local, e abertas ao público a 1 de outubro de 1996.