Banco Solidário Animal promove recolha nos dias 5, 6, 12 e 13 de maio
Nos próximos fins de semana de 5/6 e 12/13 de maio irá realizar-se a 14.ª iniciativa do Banco Solidário Animal, uma campanha nacional de recolha de alimentos para animais a decorrer nas lojas Continente, Continente Bom Dia e Continente Modelo, com a participação em 272 Lojas Continente, incluído Região Autónoma da Madeira e dos Açores.
"Tendo o objetivo de evitar o abandono e, consequentemente, a sobrepopulação de animais, quer na rua, quer em albergues, esta iniciativa destina-se a providenciar alimento e outros bens necessários a animais que estão a cargo das Associações e de famílias carenciadas, sinalizadas e apoiadas pela Animalife", concretiza o BSA em comunicado.
As campanhas anteriores foram "um sucesso", adianta. Assim, em 2017, o Banco Solidário Animal decorreu em 258 estabelecimentos e reuniu, no total das duas iniciativas, mais de 500 toneladas de ração que permitiram alimentar mais de 25 mil animais.
O Banco Solidário Animal é uma iniciativa única a nível nacional promovida pela Animalife e que se destina a providenciar alimento a animais que estão a cargo das associações de proteção animal, famílias carenciadas e sem-abrigo.
As associações participantes na campanha, munidas dos seus voluntários, estarão presentes nas superfícies comerciais para a angariação e recolha dos bens doados.
"O papel das entidades protetoras é fundamental para o sucesso da recolha de alimentos, assim como para a distribuição dos bens angariados, visto que em cada loja participam diferentes associações e grupos de apoio, que transportam e armazenam a ração e que são responsáveis por dar resposta às principais dificuldades na localidade onde estão inseridas", lê-se no comunicado.
O Banco Solidário Animal é uma das mais importantes respostas da sociedade portuguesa à causa animal, beneficiando de um universo estimado de 25 mil animais que vivem sob a proteção, oriundos de mais de 165 associações de defesa animal.
São igualmente beneficiários desta recolha mais de 3.000 animais de cerca de 600 famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo.
"Para poder participar nesta grande campanha nacional, pode fazê-lo doando alguns dos produtos que fazem mais falta (em especial, ração seca e húmida para cão e gato, trelas, coleiras e comedouros, produtos de limpeza, desparasitantes e areia para gatos) ou participando como voluntário, onde cerca de 3 mil voluntários vão estar no terreno durante esta megaoperação de seis dias", apela o BSA.
Para desempenhar um papel fundamental, que é o de ser voluntário nesta campanha, basta ir a: https://www.animalife.pt/pt/bsa/formulario e fazer a sua inscrição, escolhendo entre ser coordenador de loja ou voluntário durante um ou mais turnos.
"Só com a sua ajuda é que a Animalife poderá continuar a criar histórias felizes todos os dias e a combater o abandono de animais de estimação em todo o país. Está nas mãos de todos nós assegurar que esta corrente do bem continua a funcionar", remata.
RELACIONADOS