Escola Horácio Bento recebe parceiros de mais um projeto Erasmus +
A Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, sob a coordenação do seu Clube Europeu, recebe a partir deste domingo, dia 29 de abril, 24 alunos e 10 professores romenos, gregos, espanhóis e italianos.
"A sinergia entre os encarregados de educação e a escola permite que os alunos estrangeiros sejam acolhidos por famílias, cujos educandos a frequentam, representando esta integração uma inequívoca mais-valia para a concretização do que é preconizado neste tipo de mobilidades", diz a escola em comunicado.
Esta segunda-feira, dia 30 de abril, pelas 9 horas, realiza-se a cerimónia de abertura e boas-vindas aos parceiros, na qual, além dos procedimentos habituais, se poderão assistir a algumas manifestações artísticas dos alunos.
Durante a semana, inclusive no dia 1 de maio, os parceiros terão um conjunto de atividades que lhes irão proporcionar oportunidade para comunicar na língua comum ao projecto, o inglês, enquanto participam em jogos tradicionais ou num workshop de artes ou são, ainda, desafiados a conhecer a Zona Velha do Funchal numa gincana cultural (a 2 de maio).
"A 'prática colaborativa' tão incentivada na nossa escola, concretizou-se na planificação desta programação, já que o grupo de professores de Geografia antecipou a comemoração da Semana da Europa, dada a calendarização desta mobilidade, tornando mais significativas as vivências dos alunos relativamente à diversidade cultural e ao que simultaneamente nos une", lê-se.
Assim, estará patente nas instalações da escola a exposição 'Viajar pela Europa” e “… na minha terra” desde o dia 30 de abril ao dia 11 de maio.
No dia 3 de maio, realizar-se-á uma saída de campo a São Vicente para conhecer pontos cruciais como as Grutas de São Vicente e outros pontos paisagísticos (em termos humanos e geográficos) que tanto distinguem a Região. No dia 4 de maio, os parceiros terão oportunidade de ver trabalhar neste estabelecimento de ensino uma bordadeira.
Este projeto, que é coordenado pelo parceiro romeno, visa oferecer novas oportunidades de aprendizagem e motivação para o conhecimento a alunos com dificuldades nessas áreas, proporcionando, através de estratégias diversificadas, “fora de portas”, o verdadeiro conhecimento “Outdoor Learning - Real Learning'.
O mesmo estará em desenvolvimento até dezembro de 2019, tendo vindo a revelar-se "uma excelente oportunidade de 'flexibilização do currículo'", com "carácter significativo para as turmas envolvidas", diz a escola.
RELACIONADOS