Jovens representam 7,6% da população trabalhadora da Região
A secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rita Andrade, afirmou hoje que a população mais jovem, entre os 15 e 24 anos, representa 7,6% da população trabalhadora da Região. As declarações foram feitas no auditório do Centro de Estudos de História, numa sessão sobre o ‘Dia Regional da Segurança e Saúde no Trabalho’, assinalado amanhã sob o tema ‘Geração Segura e Saudável’.
“Apesar de não haver registo de acidente mortais na população mais jovem, os números dizem que estes têm 40% mais probabilidade de sofrer acidentes de trabalho, relativamente aos outros trabalhadores, porque têm menos experiencia e precisam de mais formação sobre a prevenção de acidentes “, disse a secretária, acrescentando que a Direção Regional do Trabalho duplicou, este ano, o número de ações inspetivas da ação fiscalizadora, face ao período homólogo do ano transato.
O evento foi dirigido às entidades empregadoras, aos técnicos de segurança e saúde no trabalho, aos responsáveis de recursos humanos e parceiros sociais, tendo o intuito de sensibilizar para a necessidade de prevenção de acidentes de trabalho que continuam a acontecer na Região, concluiu Rita Andrade.
Em representação da Organização Internacional do Trabalho esteve Ana Paula Rosa, que promove uma conferência destinada aos trabalhadores mais jovens, que fará a ligação com a Campanha Europeia 'Locais de trabalho saudáveis: gerir as substâncias perigosas' 2018-2019, cujo lançamento será a 24 de abril em Bilbau.
RELACIONADOS