Porto Santo acolhe Festival Rota do Atum entre 5 a 9 de junho

A Região Autónoma da Madeira é atualmente responsável por mais de 60% da cota total da pesca do atum ao nível nacional. As águas atlânticas ao largo da ilha do Porto Santo são a rota dos cardumes que percorrem os oceanos.

O Festival Rota do Atum, uma organização Vila Baleira Resort, é inspirado nesses dois fatores e procura, na sua primeira edição, homenagear o atum nos seus mais diversos aspetos. O evento, que se realiza entre 5 e 9 de junho, terá gastronomia, workshops e tertúlias, música e dança, artes de pesca e artesanato, exposições de fotografia, arte urbana e humor.

O evento conta com a curadoria gastronómica do chef Cordeiro, que conduzirá uma armada de chefs nacionais e internacionais que se juntam, assim, ao chef residente Manuel Santos do Vila Baleira Resort. Já confirmados estão os chefs Carmine Basile, de Itália, e José Lopez, de Espanha, aos quais ainda se vão juntar mais alguns nomes consagrados.

Ao longo do festival, todas as noites serão dedicadas a um jantar temático sobre a forma de confecionar o atum nos mais variados países convidados, que culminará num jantar de gala com a orientação do chef Cordeiro e apresentação de vinhos madeirenses. Os festivaleiros vão também poder participar em workshops de cozinha com degustação.

De forma a envolver na temática a comunidade local, foi criado um concurso gastronômico denominado "A Estrela é o Atum", que convida os portossantenses em geral e a restauração em particular a apresentar as suas criações que tenham por tema o atum.

Os workshops e as tertúlias contam com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e vão abordar o tema do atum de várias perspectivas, desde a questão ecológica aos testemunhos dos pescadores. A dança fica a cargo do grupo Danças do Mundo in Madeira e a música, de vários outros artistas.

O programa não podia ficar completo sem a arte da pesca. Assim sendo, estão previstas visitas aos atuneiros acompanhados por pescadores e a presença de artesãos locais ao longo de todo o evento.

Com o selo de qualidade da National Geographic, a exposição de fotografia de Pepe Brix, que durante meses acompanhou as vidas dos pescadores de atum na costa dos Açores, vai estar patente no Vila Baleira Resort.

A arte urbana vai também ter o seu lugar com o artista Third a elaborar ao vivo um mural, que pode ser acompanhado por todos durante a sua execução e que ficará como memória futura desta primeira edição.

"Tudo isto não podia ficar completo sem o humor e é por isso que temos o prazer de receber no festival o grande Herman José. Os espectáculos de Herman são como as impressões digitais: não existem dois iguais! Num ritmo alucinante, as personagens dos seus quarenta anos de vida artística são evocados. Uma viagem de música e humor com Herman no seu melhor!", anuncia, ainda, em comunicado a organização.

O Festival Rota do Atum é um evento promovido pelo Vila Baleira Resort com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Associação de Promoção da Madeira.