Ribeira Brava acolhe Roteiro do Emprego esta terça-feira

A Secretaria Regional de Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira, realizará amanhã, dia 24 de abril, a 2.ª sessão do ciclo de conferências “Rroteiro de Emprego '18”.

Esta sessão, que decorre entre as 15 e as 17 horas, no salão paroquial da Ribeira Brava, segue-se à anteriormente realizada a 22 de março, no concelho de Câmara de Lobos, e que contou com aproximadamente 100 desempregados com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos e detentores do 3.º ciclo básico ou secundário. A sessão de abertura contará com a presença da secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Socias, Rita Andrade.

Conforme divulgado anteriormente, estes encontros "encetam um grande objetivo em si", que é o de "refletir conjuntamente sobre questões relacionadas com a empregabilidade e com o mercado de trabalho", diz a SRIAS em comunicado.

"A sua importância e relevância, no que ao objetivo final concerne, reside no facto de se pretender deste modo facilitar o acesso do maior número possível de desempregados ao mercado de emprego e tão rapidamente quanto possível", sustenta.

Para a prossecução deste objetivo, o programa do evento congrega a participação e os testemunhos na primeira pessoa de entidades/convidados que representam três realidades distintas: um empregador, dois autocolocados e um empreendedor.

Uma sessão motivacional encabeça a primeira parte do programa. O seu objetivo é apostar na sensibilização dos presentes para a mudança, para a motivação, para a proatividade diária e, ainda, para a assunção de que o sucesso para a inserção profissional depende do plano de empreendedorismo pessoal de cada um(a).

Para finalizar, terá lugar um espaço aberto ao debate onde haverá a possibilidade de serem colocadas questões que os desempregados presentes considerem essenciais porque conducentes a um bom e efetivo encaminhamento do seu processo de (re)integração pessoal, mas também, e sobretudo, profissional.