Luz Henriques assinala 25 anos de carreira em festa

Iolanda Chaves

Luz Henriques, artista plástica madeirense, vai juntar esta noite familiares, amigos e admiradores num jantar comemorativo dos 25 anos de carreira.

O evento, com música ao vivo, sujeito a reserva, terá lugar no restaurante 'Só Espeto', em Gaula, onde a artista vai sortear uma pintura intitulada ‘Vinte e cinco passos’, acrílico s/ tela 80x100, alusiva ao momento.
Luz Henriques espera que este “seja um grande momento de exaltação da amizade, da vida e da arte.”
“Tapeçaria tridimensional contemporânea, pintura (acrílica e a óleo s/ tela), pintura s/azulejo, desenho, em cada uma das obras que apresenta denota-se a alma da artista, a sua essência e dedicação, as suas características pessoais, o seu riso, o seu abraço, os grandes formatos, as texturas, o compromisso com o elevado rigor técnico e sobretudo as sementes essenciais da memória que criam uma ponte de luz com o Mundo”, escreveu Luísa Garrido, diretora do Museu da Casa da Luz acerca da artista
Natural de Câmara de Lobos, onde nasceu em 1958, foi na Escola Industrial do Funchal, a partir de 1972, que desenvolveu a paixão pelas artes tendo como mentores a escultora Manuela Aranha, os professores Marques da Silva, Pimenta e Hélia Pimenta.
Sair da ilha tem sido uma constante no percurso da artista, que já expôs em Génova (Itália), em Viena (Áustria), em Espanha, na Bélgica, no Brasil, entre outros, onde se encontra representada.
Luz Henriques tem um vasto currículo, em matéria de exposições e publicações em livros, e no qual figuram também alguns prémios, entre os quais a Medalha Municipal de Mérito Grau Prata atribuído pelo Município de Câmara de Lobos pela exemplar dedicação e assinaláveis serviços merecedores de público testemunho no campo da cultura e artes plásticas na Região Autónoma da Madeira.
Em 2005, recebeu o prémio com certificado de distinção na categoria de pintura na Bienal Internacional de Malta e, em 2006, foi agraciada como o Prémio de Mérito na categoria de Artes Plásticas na segunda Gala Diário de Noticias R.T.P.
A artista tem neste momento uma exposição de cerâmica ‘Quintessência II’ patente no Museu Henrique e Francisco Franco, que pode ser visitada até 14 de junho.