Gabinete do Ensino Superior aconselha alunos a avançarem para mestrado

O diretor do Gabinete do Ensino Superior, João Costa e Silva, incentivou, esta manhã, os alunos do 12.º ano da Escola da Levada a realizarem pelo menos mais dois ciclos de estudos, a licenciatura e o mestrado, realçando que quanto mais habilitações, menor a taxa de desemprego.

"Como diz um professor americano, o segredo do sucesso não é prever o futuro, é prepararmo-nos para um futuro que não pode ser previsto e, portanto, a forma que estes jovens têm de se preparar para este futuro que não se pode prever é, de facto, continuar a estudar", disse ao JM, antes de se dirigir a uma plateia de 80 a 100 alunos, no âmbito da iniciativa 'Levada das Profissões'.

João Costa e Silva notou que, da totalidade das pessoas desempregadas, quer no País, quer na Região, "a grande maioria não tem qualquer nível de instrução ou tem somente o ensino básico". Por outro lado, a taxa de desemprego mais baixa continua a pertencer às pessoas com ensino superior.

"Olhando para um cenário destes e chegando-se à conclusão de quanto mais formação, menos desemprego, os alunos só podem concordar e aceitar que vale a pena continuar a estudar, apesar das dificuldades que têm. Muitos deles têm que sair do País para encontrar um trabalho adequado à sua formação, mas apesar de tudo isso, é com mais formação, com mais estudos, que eles conseguem depois aceder mais facilmente ao mercado de trabalho", sublinhou.

João Costa e Silva disse ainda que os cursos atualmente mais procurados pelos estudantes são os de Medicina e Enfermagem, dentro da Saúde, os de Economia e Gestão, dentro das Ciências Socioeconómicas, os de Design e Arquitetura, dentro das Artes, e os de Comunicação Social, Direito e Psicologia, dentro das Humanidades. O Desporto é ainda outra das áreas mais ambicionadas.

Aos alunos, o responsável transmitiu uma série de informações sobre o acesso ao ensino superior, nomeadamente sobre as candidaturas que se sucedem à realização dos exames nacionais, que estão cada vez mais à porta.

A Escola da Levada promove, entre hoje, amanhã e sexta-feira, várias atividades subordinadas ao tema 'Levada das Profissões'.

Estas atividades, organizadas pelo Conselho Executivo e pelas coordenadoras do ensino secundário (professora Laurinda Jardim) e cursos profissionais (professora Patrícia Camacho), têm como objetivo principal esclarecer e ajudar os alunos nas suas escolhas/cursos futuros.