Escola do Caniço promove Semana do Ambiente entre hoje e 21 de abril

A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço promoverá, entre hoje e 21 de abril, a “Semana do Ambiente”. A organização desta semana está a cargo do Projeto Eco-Escolas, e pretende unir toda a escola na abordagem da temática ambiental.

De acordo com a escola, em cada dia será trabalhada uma temática diferente dentro do tema ambiente, com os diferentes níveis de ensino da escola e com vários parceiros.

No primeiro dia, segunda-feira, a temática escolhida foi a “Floresta”, tema do ano do Eco-Escolas. Nesta ação, que se destina a todos os alunos do 5.º ano, a escola conta com a parceria do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e da Câmara Municipal de Santa Cruz. Assim, neste dia, os alunos farão uma visita de estudo ao Parque Florestal do Ribeiro Frio, ao Posto Aquícola e o Percurso dos Balcões. O objetivo desta atividade é sensibilizar os discentes para a preservação da natureza e promoção de comportamentos ambientalmente corretos.

Na terça-feira os alunos irão assistir a uma “Palestra sobre Agricultura Biológica”, com o objetivo de informar para os benefícios desta prática agrícola em termos ambientais e de Saúde Pública.

A quarta-feira conta com uma “Palestra sobre Boas Práticas Ambientais” por parte do Hotel Fourviews, parceiro da escola, da Câmara Municipal de Santa Cruz e da DRE. Cada uma destas instituições irá explicar aos alunos o seu trabalho em prol do ambiente.

Serão também entregues os prémios do concurso Reciclar +, que consistiu na recolha de resíduos sólidos urbanos, papel e plástico, por parte das várias turmas que entraram no mesmo, durante o segundo período, sendo que ganhou a turma que conseguiu recolher mais resíduos.

Neste concurso a parceria foi com a Câmara Municipal de Santa Cruz e Junta de Freguesia do Caniço. Neste mesmo dia, uma turma de 9.º ano irá confecionar um lanche saudável com a colaboração de um chefe do Hotel Fouriews. Esta atividade tem como objectivo sensibilizar os alunos para os hábitos de alimentação saudável e sustentável.

Na quinta-feira a escola, em parceria com a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, promoverá uma ação de medição do ruído em vários espaços da escola: sala de aulas, sala de professores e bar dos alunos. Com esta atividade pretende-se que a comunidade escolar tenha consciência dos níveis de ruído produzidos e os seus impactos na saúde humana.

Para a sexta-feira, o parceiro é a Empresa de Eletricidade da Madeira que irá promover uma conferência sobre a “Produção de Energia Elétrica” e a construção de circuito para produção de energia elétrica.

A “Semana do Ambiente” termina no sábado, com a "III Ação de sensibilização à Comunidade: Autismo" e com o desfile de moda "Estilistas por um dia".

Desta forma na “Semana do Ambiente” abordar-se-ão os vários temas que compõem o programa gestão ambiental Eco-Escolas.