Escola de Santana organiza Feira da Saúde de 20 a 22 de abril

A Escola Básica com Pré e Creche de Santana está a organizar uma Feira da Saúde, que se realizará nos dias 20, 21 e 22 de abril, em Santana.

Esta atividade surge no âmbito dos projetos "Pinóquio com Ciência" e "Enferbot", no âmbito da 15.ª Edição do Prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, projetos que concorrem em escalões distintos, nomeadamente pré-escolar e primeiro ciclo, mas com objetivos em comum: sensibilizar e orientar na promoção de uma vida saudável, fomentando o conhecimento face ao corpo humano, aos seus órgãos internos e aos órgãos dos sentidos.

Neste sentido surge a Feira da Saúde, que contará com diversas atividades, nomeadamente: um espaço pedagógico, realização de rastreios, jogos de exploração livre, atividades físicas orientadas, a dinamização de um fórum intitulado “Corpo a mexer, faz saúde florescer” e uma corrida/caminhada designada “Color Run Sê +”. Todas as atividades estarão abertas à comunidade e funcionarão na Nova Praça de Santana.

O espaço pedagógico será foco de especial atenção pois para além de expor os conteúdos trabalhados ao longo da implementação dos projetos, de forma interativa, irá também dar a conhecer dois produtos resultantes dos mesmos, dois “brinquedos” que interligam a robótica com a instrução.

Será possível aos visitantes da feira realizarem diferentes rastreiros, nomeadamente rastreios visuais, auditivos, a nível de colesterol, glicémia, medição da tensão arterial e o Índice de massa corporal. É de salientar que as atividades definidas se estabeleceram com a envolvência de diferentes parceiros e colaboradores que acederam ao convite da escola para a concretização deste mesmo evento.

O Fórum “Corpo a mexer faz a saúde florescer” terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Santana. Será uma ação de sensibilização para debate de ideias e troca de impressões, contando com diferentes profissionais de saúde e de educação no painel de oradores.

A “Color Run Sê+” é o evento desportivo que encerrará a feira, no dia 22 de abril às 9 horas. Haverá uma prova de atletismo de seis, 800 km e uma caminhada com 2,500 km. A designação “Color Run” está associada ao fato dos participantes terem tintas, devidamente certificadas para o efeito, que poderão jogar uns para os outros. O evento tem também um carater solidário, pois parte da receita angariada nas inscrições para a “Color Run Sê+” irá reverter a favor da APCM - Associação de Paralisia Cerebral da Madeira. As inscrições para a prova podem ser feitas na escola ou na página oficial da AARAM, até o dia 18 de abril.

Será a primeira vez que o estabelecimento de ensino desenvolve um evento desta natureza e dada a dimensão do mesmo foi necessário o envolvimento de diferentes organizações, colaboradores e patrocinadores.

As atividades delineadas pretendem acima de tudo transmitir conhecimentos de forma lúdica mas significativa, saindo de espaço físico da escola para ir ao encontro de toda a comunidade de uma forma transversal, cooperante e com intencionalidade.