Machico assinala Mês da Prevenção dos Maus Tratos à Infância com várias iniciativas

No âmbito do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Machico aderiu à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos à Infância de 2018, tendo como primeira iniciativa a peça de teatro “Silêncio dos Inocentes”, encenada pelo grupo de teatro da Escola Básica e Secundária de Machico, DraMa’Xico.

O espetáculo é organido pela professora Lucinda Moreira e estreia no próximo dia 12 de abril, no Fórum Machico. Haverá duas sessões, uma de manhã, pelas 10h30, e outra à noite, pelas 20 horas. Após a sessão da manhã, realizar-se-á a criação de um 'laço azul humano' junto ao Fórum.

No dia 13 de abril, terá lugar a exposição de um laço azul na varanda dos Paços do Concelho, iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal de Machico. "Uma vez que o laço azul constitui-se como o símbolo desta campanha, reforça-se a ideia de que a proteção das crianças e jovens é da responsabilidade de todos os cidadãos e que devemos capacitar a identificação de situações que prejudiquem a sua segurança e bem-estar, bem como a quem recorrer para pedir ajuda", diz a CPCJ de Machico em comunicado.

Outra atividade realizada no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos será a divulgação da História do Laço Azul e a formação de um cordão humano ou um laço humano no dia 27 de abril, pelas 12 horas, e para as quais foi solicitada a colaboração das escolas do concelho.