Complexo Habitacional dos Viveiros fica terminado em dezembro

Lúcia M. Silva

O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje que ficará concluído em dezembro o Complexo Habitacional dos Viveiros. Na visita efetuada esta manhã às obras deste complexo, Paulo Cafôfo lembrou que os 28 fogos serão entregues às famílias que vivem no bairro da Penha de França, em habitações construídas com amianto, um material prejudicial à saúde.

Lembrando que estas obras estão integradas no programa da autarquia "Amianto Zero", Paulo Cafôfo referiu que os 28 apartamentos nos Viveiros (14 fogos de tipologia T2 e 14 de tiplogia T3) são de "alta qualidade", com isolamento térmico e acústico, paredes e vidros duplos e ainda painéis solares.

Assumindo que, "quem está na política deve resolver problemas", o autarca disse ainda que a questão do amianto nos bairros sociais era um problema que existia "há demasiado muito tempo" e que punha em causa a saúde das pessoas.

Anunciando a conclusão desta obra já no final deste ano, o presidente espera entregar as chaves às famílias no início de 2019.

Questionado se o primeiro-ministro virá para a inauguração (recorde-se que António Costa esteve no lançamento da primeira pedra), Paulo Cafôfo respondeu apenas que gosta de "pensar nas coisas passo a passo", demonstrando, ainda assim, o desejo que ver o governante na Madeira. O convite, salientou, será endereçado ao primeiro-ministro, restando agora saber-se se será aceite.

De salientar que esta obra nos Viveiros está orçamentada em dois milhões de euros e é da inteira responsabilidade da Câmara Municipal do Funchal.

Primeira fase da Quinta Falcão fica concluída em Junho

Sobre as restantes obras que estão a ser realizadas pela Câmara no âmbito do programa "Amianto Zero", Paulo Cafôfo anunciou também que, já no próximo mês de junho, ficará concluída a primeira fase das obras na Quinta Falcão. Este verão, o autarca espera entregar as primeiras chaves às famílias.