Governo da Madeira promove eventos de robótica em todos os municípios da região

Lusa

O Governo Regional da Madeira vai promover eventos de robótica e programação informática destinados a crianças e estudantes em todos os municípios da região, anunciou hoje o presidente Miguel Albuquerque.

"Ao contrário da ideia preconcebida, os alunos da região têm uma grande propensão para as matemáticas e para as novas tecnologias e não é por acaso que, neste momento, temos 264 especialistas a trabalhar em duas grandes empresas da Madeira", disse Miguel Albuquerque na abertura da RobôBrava - Programação & Robótica.

A iniciativa, que decorre até sábado no centro da Ribeira Brava (oeste da ilha), é da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, o Grupo XIS e Arabot Hi-fi (Lego Educação).

O presidente do Governo Regional explicou que o objetivo é associar a robótica à aprendizagem da matemática e à programação informática, no sentido de "adequar os alunos" às novas tecnologias.

"Vamos alargar este evento aos [onze] concelhos da região e vamos trazer todas as escolas às demonstrações e ao contacto direto com a robótica e a aprendizagem da matemática, ligada diretamente a programação, pois isso é fundamental para o futuro", disse.

Miguel Albuquerque anunciou, por outro lado, que serão também organizadas visitas de estudo a unidades do Serviço Regional de Saúde que atuam com robôs na área da medicina.