Madeira treina combate a incêndio com gás natural
Entre segunda e quarta-feira decorreu na ilha da Madeira um programa de formação sobre operações e treino de combate a incêndio envolvendo gás natural.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC IP RAM) e pelo Grupo Sousa/Gáslink, no âmbito de um protocolo de cooperação celebrado no passado mês de fevereiro.
O programa focou-se nos aspetos teóricos sobre as propriedade e riscos inerentes ao transporte e processamento de GNL/GN.
Incorporou ainda uma componente prática de familiarização nos seguintes temas: operações de fornecimento de GNL ao navio de cruzeiros AidaPrima, com a ativação dos procedimentos de emergência em caso de libertação de GN, operações de descarga de contentores de GNL na Unidade Autónoma de Gás (UAG-Socorridos), seu funcionamento e procedimentos de segurança, demonstração prática de gás natural e treino de combate a incêndio e, por fim, conhecimento das capacidades de manutenção de equipamentos criogénicos atualmente disponíveis na ilha da Madeira.
Participaram cerca de 20 elementos das estruturas regional e municipais de Proteção Civil, da Autoridade Marítima Nacional, que fez deslocar à Madeira quatro elementos do Serviço de Combate à Poluição e dos Departamentos Marítimos, bem como da APRAM, entidade que apoiou a iniciativa.
RELACIONADOS