Ordem dos Médicos Veterinários apresenta Cheque Veterinário no Funchal

JM

A Ordem dos Médicos Veterinários vai apresentar e esclarecer o programa referente ao Cheque Veterinário, que visa apoiar os animais abandonados e recolhidos pelas autarquias, bem como animais de famílias carenciadas, na Madeira. A sessão de esclarecimento, que conta com a presença do Bastonário da OMV, Jorge Cid, irá decorrer no dia 17 de março, pelas 15h00, no Hotel Pestana Casino Park, no Funchal. Neste município, todos os anos são recolhidos entre 700 a 800 animais, sendo que no Funchal não há nenhum centros de recolha oficial de animais licenciado para o efeito.

O Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, mais conhecido por Cheque Veterinário, tem como principal objetivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização.

O Programa pretende, deste modo, dotar os Municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento da Lei nº 27/2016, de 23 de agosto, que veio aprovar as medidas para a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de animais e estabelecer a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população e ainda promover uma aproximação aos médicos veterinários.

Este Cheque, que conta já com a adesão de um número substancial de consultórios, clínicas e hospitais veterinários em todo o país, é aplicável a animais capturados pelos centros de recolha oficiais, bem como a animais de famílias carenciadas.

Um programa lançado pela Ordem dos Médicos Veterinários que reconhece que a sociedade tem vindo a atribuir uma importância crescente à promoção do bem-estar e dos direitos dos animais, apesar do longo caminho que ainda há a percorrer. A Ordem espera, desta forma, prestar o seu contributo para a resolução desta problemática.

Amanhã, 16 de março, haverá uma reunião, pelas 15h30, no auditório da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas com a presença da OMV, do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, do Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, bem como os representantes das várias Câmaras Municipais da região. Esta reunião tem como objetivo debater medidas que ajudem a promover o bem-estar animal e a reduzir o número de abandonos na Madeira.

Para além da sessão a decorrer no Funchal no dia 17 de março, encontra-se já agendada uma sessão de apresentação em Ponta Delgada para dia 23 de março.