'A crise e o futuro da União Europeia' em debate no ‘Café-Europa’ da Francisco Franco

É já na próxima sexta-feira, dia 16 de março, na “conferência-debate”, que se realiza a iniciativa do Cluve Europeu ESFF no sótão da Escola Secundária de Francisco Franco, com início marcado para as 10:30 horas

Sob a forma de 'Café-Europa', o encontro decorre num espaço de troca de impressões e debate, em local restrito, recriando um ambiente de discussão- temática, em 'mesas de café'. Alunos e professores vão trocar impressões sobre o “Policentrismo num mundo pós-hegemónico. A Crise e o futuro da União Europeia”.

O debate será dinamizado por Isabel Valente, investigadora de Pós-Doutoramento do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) que, uma vez mais, se desloca à Região para dar continuidade a uma, já longa, colaboração com a ESFF e o seu Clube Europeu.

Papel da Europa

Alguns assuntos a serem discutidos dizem respeito à Europa e o Ocidente, na medida que os mesmos deixaram, há muito, de ser o 'centro do mundo'. Já a China e a Índia apresentam taxas de crescimento, projetadas para 2018, a ultrapassar, respetivamente, os 6 % e 7% e que superam, largamente, as variações anuais de crescimento económico dos países ocidentais.