Quarenta e três inscritos para receber compostores domésticos

Sofia Lacerda

Já há 43 inscritos, entre instituições e particulares, para receber as 2.500 unidades de compostores domésticos que o Governo regional tem para distribuir, através da Águas e Resíduos da Madeira.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, iniciou esta tarde a distribuição destes recipientes, no Centro de Dia da Água de Pena, numa iniciativa em que destacou os benefícios ambientais.

“A grande vantagem de as pessoas terem um compostor deste tipo em sua casa é reduzir a quantidade de resíduos que vão para incineração e, em simultâneo, reciclar os materiais, o lixo da cozinha, o lixo orgânico, num composto, ou seja, num adubo, que pode ser utilizado nos jardins, nos canteiros, nas hortas”, explicou.

Este projeto, denominado ‘O Meu Composto’, visa a sensibilização e a promoção da compostagem doméstica dos restos orgânicos que produzimos diariamente, permitindo “um reaproveitamento”: “entramos no conceito da economia circular, em que os materiais são reutilizados, reciclados e recuperados”.

Susana Prada ressalvou que abriram “há muito pouco tempo as inscrições”, mas já há “43 interessados, entre instituições e particulares”. “Temos a certeza que as pessoas vão gostar e vão aderir”, afiançou.