Porto Santo em 2.º a nível regional e em 93.º no todo nacional no ranking da Portugal City Brand

O Porto Santo está em em 2.º lugar a nível regional e em 93.º no todo nacional no ranking da Portugal City Brand, ondem entram, no total, 308 municípios.

Este ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de turismo (Visitar), investimento e exportações (Negócios) e ainda talento (Viver).

O Portugal City Brand Ranking destina-se, em concreto, a instituições governamentais, autarquias, académicos e profissionais das áreas de finanças, economia, marketing ou ao público em geral que se interesse pela temática.

"Cada vez mais a marca de um país, região ou cidade é um ativo com valor tangível e intangível que requer uma gestão estratégica para atingir qualquer um dos múltiplos objetivos", realça a Câmara Municipal do Porto Santo numa nota de imprensa.

De acordo com a metodologia da Bloom Consulting, divulgada esta terça-feira no seu site oficial, existem cinco objetivos ou dimensões essenciais: atração de investimento; atração de turistas; atração de talento; aumento da proeminência; e aumento das exportações.

A nota avança que cada uma destas cinco dimensões tem em conta diferentes públicos-alvo, com sensibilidades diferentes. "Isto significa que cada público-alvo, principalmente investidores e turistas, têm em consideração fatores antagónicos aquando da escolha ou afinidade com cada país, região ou mesmo cidade. Com as novas ferramentas desenvolvidas pela Bloom Consulting, tais como o Digital Demand - D2, é possível medir com maior precisão o impacto das estratégias de marca, uma vez que, para além de ter em conta os interesses do público-alvo, mede igualmente o impacto económico de cada estratégia implementada", concretiza.

Nem todos os objetivos podem ser avaliados de forma idêntica e, dentro dos cinco objetivos ou dimensões, existem três que podem ser medidos de forma mais tangível que os outros. As dimensões Investimento, Turismo e Talento são as que se conseguem medir de forma mais concreta e as que são apresentadas no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, explica a edilidade.

"Adicionalmente, vão ser considerados mais dados estatísticos dentro de cada dimensão de Investimento, Turismo e Talento. Posto isto, para efeitos de simplificação, as três dimensões eleitas para avaliar o desempenho de cada município são Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento)", lê-se na nota.

Dada a diferente natureza destas três dimensões, a Bloom Consulting apresenta um ranking dividido em três categorias, o que permite a realização de uma avaliação da marca mais eficaz e precisa.