Santander Universidades lança 230 bolsas de mobilidade que abrangem a Madeira

O Santander Universidades vai disponibilizar, no decorrer deste ano, 230 bolsas de mobilidade para estudantes, docentes e investigadores de Portugal em países ibero-americanos, num investimento superior a meio milhão de euros.

As bolsas atribuídas a estudantes têm o valor individual de 2.300 euros, enquanto as bolsas destinadas a docentes são de 5.000 euros.

A nova edição do Programa de Bolsas de Mobilidade está a decorrer desde o início do mês e abrange 27 universidades, incluindo a da Madeira, e institutos politécnicos do País.

A iniciativa visa fomentar o intercâmbio de alunos, docentes e investigadores entre universidades dos dois continentes. Só de Portugal, mais de 1.700 estudantes já tiveram a oportunidade de ter uma experiência do outro lado do Atlântico ao abrigo deste programa.

A iniciativa é desenvolvida pelo grupo através do Santander Universidades em 10 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú, Portugal, Porto Rico e Uruguai -, sendo disponibilizadas anualmente um total de 3000 bolsas para Estudantes de Licenciatura e Mestrado – e 250 Bolsas Santander Investigação, num investimento anual de mais de 10 milhões de euros.

Em Portugal, os alunos de licenciatura e mestrado podem candidatar-se ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas e efetuarem um intercâmbio de 6 meses numa Universidade participante. Os professores e investigadores podem usufruir do Programa de Bolsas Santander Investigação, acedendo a estadias de 2 meses – ou, se forem alunos de doutoramento, a bolsas de 4 meses.

As candidaturas a cada um dos programas devem ser formalizadas junto dos Gabinetes de Relações Internacionais de cada universidade e, posteriormente, devem ser submetidas no site www.becas.santander.com, que reúne mais informações sobre os programas.

A concessão de bolsas e a mobilidade internacional são dois eixos importantes do apoio do Santander ao Ensino Superior.

O Banco Santander Totta, através do programa Santander Universidades, assume o compromisso de promover as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa, sendo já uma referência a nível nacional no que diz respeito à promoção do Ensino Superior.

Desde 2003, e no âmbito da sua Política de Envolvimento com a Comunidade, o Santander promove o apoio ao Conhecimento e Ensino Superior.

O banco investe anualmente cerca de 7 milhões de euros na área de responsabilidade social e corporativa. Como empresa que mais investe no apoio à educação no mundo, de acordo com o Relatório Varkey/UNESCO–Fortune 500, mantém mais de 1.100 acordos de colaboração com universidades e instituições académicas de 21 países através do Santander Universidades e, através da rede Universia, agrupa mais de 1.300 instituições académicas ibero-americanas.

Instituições participantes neste programa em Portugal:

-Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria

- Escola Superior de Enfermagem do Porto

- Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa

- Instituto Politécnico da Guarda Instituto

- Politécnico de Castelo Branco

- Instituto Politécnico de Setúbal

- Instituto Politécnico de Tomar

- Instituto Politécnico do Porto

- Instituto Superior de Agronomia

- Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa

- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave-IPCA

- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

- ISMAI - Instituto Universitário da Maia

- Universidade Nova – Faculdade de Ciências Médicas

- Universidade Nova - School of Business and Economics

- Universidade Autónoma de Lisboa

- Universidade da Beira Interior

- Universidade da Madeira

- Universidade de Aveiro

- Universidade de Coimbra

- Universidade de Évora

- Universidade do Porto

- Universidade dos Açores

- Universidade Europeia

- Universidade Lusíada

- Universidade Nova de Lisboa

- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para ver quais são os programas específicos que cada uma das Instituições integra, pode consultar o site www.becas-santander.com.