Câmara do Funchal "ensina" boas práticas de segurança ao comerciantes locais

Lúcia M. Silva

Durante esta semana, a Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a ACIF e a PSP, estará a sensibilizar os comerciantes locais para a adoção de boas práticas de segurança. Esta manhã, no arranque desta operação, o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, explicou aos jornalistas que esta é uma das medidas inseridas no programa de revitalização criado pela Câmara Municipal precisamente para dinamizar e apoiar o comércio local.

No entender do presidente, a identidade da cidade está "muito relacionada com as lojas tradicionais" e daí a importância da segurança do comércio local.

"Queremos um comércio seguro, numa cidade segura", adiantou Paulo Cafôfo, informando que, durante uma semana, equipas conjuntas da PSP, da Câmara Municipal e ACIF irão percorrer todas as lojas comerciais do Funchal, "naquilo que será uma ação de prevenção e de boas práticas que todos devem assumir".

"Consideramos que, se tivermos comerciantes seguros, teremos uma cidade segura", afirmou.

Acerca desta ação, o comandante interino da PSP, Oliveira Martins, referiu que os elementos da PSP que vão participar nesta operação vão "sensibilizar do ponto de vista preventivo os comerciantes para a adoção de práticas de segurança que visem a prevenção da prática de ilícitos criminais nos espaços comeciais".

Também Cristina Pedra, presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), acompanhou a equipa que esta manhã visitou alguns estabelecimentos comerciais. À comunicação social, a responsável enalteceu a iniciativa da autarquia, lembrando que esta operação servirá também para a criação de uma base de dados que contenha informação sobre as formas de como os comerciantes se protegem de possíveis roubos ou outro tipo de crimes.