CMF responde a queixas relacionadas com a água no Monte
Têm surgido várias queixas em relação à cor da água da torneira, no Monte. De acordo com relatos da população, desde quarta-feira que a água apresenta-se imprópria nesta freguesia. A indignação tem sido transmitida ao JM por diversos moradores, acompanhada por fotografias.
Após várias reclamações à autarquia, o Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal do Funchal acaba de enviar um comunicado a informar que os Bombeiros Sapadores do Funchal vão fazer, esta tarde, a partir das 14 horas (ponto de partida Restaurante Monte Verde), um abastecimento de água porta-a-porta nas zonas altas do Monte (sítios dos Lombos, Lajinhas, Corujeira de Dentro, Corujeira de Fora e Levada da Corujeira), através da utilização de um camião-cisterna, de modo a responder a um problema no abastecimento de água potável nestas zonas, que é "recorrente desde há muitos anos, sempre que ocorrem chuvas com intensidade elevada".
Segundo a mesma fonte, esta é uma situação de muito difícil resolução, que está a ser acompanhada de perto pela Divisão de Águas e Saneamento Básico da Autarquia, que tem continuamente vindo a minimizar o problema, com as equipas operacionais da DASB a procederem a descargas periódicas e limpezas frequentes à canalização que abastece os reservatórios da zona afetada.
A DASB encontra-se, igualmente, a estudar uma solução definitiva que garanta em permanência a limpidez das águas fornecidas aos sítios referidos, mas está em causa uma solução de extrema complexidade, não tendo sido possível, até agora, encontrar uma fórmula tecnicamente eficaz para este problema.
RELACIONADOS