CMF responde a queixas relacionadas com a água no Monte

JM

Têm surgido várias queixas em relação à cor da água da torneira, no Monte. De acordo com relatos da população, desde quarta-feira que a água apresenta-se imprópria nesta freguesia. A indignação tem sido transmitida ao JM por diversos moradores, acompanhada por fotografias.

Após várias reclamações à autarquia, o Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal do Funchal acaba de enviar um comunicado a informar que os Bombeiros Sapadores do Funchal vão fazer, esta tarde, a partir das 14 horas (ponto de partida Restaurante Monte Verde), um abastecimento de água porta-a-porta nas zonas altas do Monte (sítios dos Lombos, Lajinhas, Corujeira de Dentro, Corujeira de Fora e Levada da Corujeira), através da utilização de um camião-cisterna, de modo a responder a um problema no abastecimento de água potável nestas zonas, que é "recorrente desde há muitos anos, sempre que ocorrem chuvas com intensidade elevada".

Segundo a mesma fonte, esta é uma situação de muito difícil resolução, que está a ser acompanhada de perto pela Divisão de Águas e Saneamento Básico da Autarquia, que tem continuamente vindo a minimizar o problema, com as equipas operacionais da DASB a procederem a descargas periódicas e limpezas frequentes à canalização que abastece os reservatórios da zona afetada.

A DASB encontra-se, igualmente, a estudar uma solução definitiva que garanta em permanência a limpidez das águas fornecidas aos sítios referidos, mas está em causa uma solução de extrema complexidade, não tendo sido possível, até agora, encontrar uma fórmula tecnicamente eficaz para este problema.